domingo, 11 de setembro de 2011

Notícias sobre a Fauna Brasileira

Jararaca Do Instituto Butantã Terá O Nome De Yubá

O filhote de jararaca-ilhoa do Instituto Butantã, na zona oeste de São Paulo, será chamado de Yubá, que significa "amarelo" em tupi-guarani. O nome foi escolhido pela internet e por urna colocada no prédio do Museu Biológico. Ao todo, 60 mil pessoas votaram durante duas semanas, tempo que durou o pleito. "A ação é para desmitificar o ser vivo serpente, que é associado a uma coisa ruim", comentou o diretor Giuseppe Puorto sobre a primeira votação on-line organizada pelo museu para batizar uma espécie. Os outros nomes cotados eram Aureo, por causa do dourado que remete à cor do réptil, Jack, Fiuk, Homer e Neymar --com os dois últimos entre os favoritos. O nome oficial será anunciado nesta sexta-feira (1º), quando a jararaca-ilhoa, que está ameaçada de extinção, completa quatro meses. A data também marca o início de atividades de férias de inverno do Instituto Butantan. Originária da ilha da Queimada Grande, no litoral sul de São Paulo, Yubá tem nove irmãozinhos.
Fonte: Folha.com

Sem Macho, Cobra Se Reproduz Sozinha Em Zoo De Campinas/SP

Uma serpente fêmea isolada em cativeiro, sem contato com um macho, é mãe de dois filhotes. A espécie caiçaca ou jararacão (Bothrops moojeni) vive na Casa dos Animais Interessantes, do Aquário Municipal de Campinas, e que fica no Zoológico do Bosque dos Jequitibás. O fato do réptil procriar sem o acasalamento é raro e a hipótese provável é que ocorreu uma partenogênese, ou seja, uma reprodução assexuada – algo muito incomum em um vertebrado -, segundo a bióloga do aquário, Denise Polydoro. Os dois filhotes são sobreviventes de uma ninhada de 23 ovos dos quais 20 não se desenvolveram (atrésicos). Dos três ovos restantes, vingaram apenas os dois filhos já que do terceiro ovo o filhote estava morto. A serpente está em Campinas desde 2006, proveniente do Zoológico de Sorocaba, também interior de São Paulo. Desde então ela não teve contato com nenhum outro exemplar de sua espécie. Em janeiro de 2010 a serpente também chegou a pôr ovos, porém nenhum dos filhotes sobreviveu. DNA – “Vamos fazer O exame de DNA para confirmar a partenogênese”, afirmou a bióloga Denise. De acordo com ela o teste será conduzido pelos pesquisadores do Instituto Butantan, de São Paulo que irão à cidade para a coleta de material. Na ocorrência do ano passado, não houve tempo de se fazer a coleta para o DNA, já que os filhotes não sobreviveram. Denise explica que a reprodução assexuada de fêmeas mantidas em cativeiro isoladas de machos já foi registrada em pelo menos em duas espécies brasileiras: Bothrops moojeni e Bothrops insularis. Filhotes separados – Após o nascimento os dois filhotes foram separados da mãe por precaução a fim de evitar algum acidente como serem predados, explicou a bióloga. Eles foram colocados, separados entre si, em uma caixa de vidro dentro de uma sala com aquecimento controlado. A serpente pesa quase 2 kg e está com 1 m e 40 cm de comprimento. Ela é muito agressiva e o seu bote, que pode ser tanto no sentido horizontal como na vertical, pode alcançar a distância de um terço do seu comprimento.
Fonte: Portal Terra

Brasil É O País Com A Maior Diversidade De Crocodilos

O Brasil é o país com a maior diversidade de crocodilianos do mundo, com seis espécies, e também é o mais atrasado em legislação e comercialização da carne do jacaré. O manejo dos animais e a comercialização da carne de jacarés e crocodilos são algumas das discussões entre especialistas reunidos esta semana em Manaus (AM), para o 20º Working Meeting of the Crocodile Specialist Group IUNC/SSC (Encontro do Grupo de Especialistas em Crocodilos). No Brasil, há uma população estimada de seis milhões de jacarés só na Amazônia. O abate é realizado em escala pequena em Rondônia, mas o abate mais conhecido é feito no Pantanal. O especialista em crocodilos da Flórida (EUA) Allan Woodward afirma que precisa haver cuidado do manejo do animal em relação à sua população. "Em parques onde há 350 jacarés, só é permitido o abate de 10% e por aí vai, numa escala de 0 a 15%", explica. Na China, em censo realizado no ano passado, foi constatado que havia uma população na natureza de apenas 250 crocodilos. Em cativeiro eram 10 mil. O país, este ano, começou um projeto para aumentar a população de crocodilos na natureza.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Polícia apreende 50 aves da fauna brasileira em casa

A Polícia Ambiental de Rio Claro, por meio de uma denúncia anônima, apreendeu na tarde de terça-feira (23), 50 aves da fauna silvestre brasileira, que estavam em uma casa no bairro Jardim Wenzel. As espécies apreendidas são trinca ferro, tico-tico, canários da terra, pássaro preto e alguns que estão na lista de animais em extinção como o curió, o azulão e a patativa.
A dona da casa, uma empregada doméstica de 53 anos, foi multada por crime ambiental em R$ 101,5 mil e vai responder em liberdade. As aves foram encaminhadas à delegacia de polícia e levadas para o Criadouro Conservacionista ''Pé da Serra”, em Piracicaba.
Fonte: EPTV.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário